Uma das maiores bênçãos que a vida nos deu é o direito à escolha. Podemos fazer a escolha de pensar, de falar, de agir, da forma de nos conduzirmos e de acreditar. Como quisermos. Tudo o que fazemos representa uma escolha, mesmo quando não tomamos decisões.
Uma das coisa que mais fazem aumentar o nosso nível de tensão nervosa é o sentimento de não estarmos a controlar a nossa vida.
A forma para nos mantermos em controlo é através das nossas escolhas. Podemos optar por permanecer numa dada situação, ou podemos escolher sair dela; a escolha é sempre nossa.
Mas, independentemente da escolha, em virtude do facto de que fizemos uma escolha -não interessa qual-, voltamos a colocar-nos em controlo.
A escolha faz diminuir a tensão, porque estamos a ser bons para connosco.
Pensa:
Dai-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso alterar, Coragem para mudar aquilo que posso e Sabedoria para fazer a diferença.
Talvez assim nos ajude a reconhecer quando fizemo os possíveis e impossíveis para resolver uma situação, apercebendo-nos de que chegou a altura de desistir.
Eu sei que não é fácil, mas as vezes é necessário. temos de fazer uma pausa e dizer: "O que fiz ate agora para resolver esta situação? Será que poderei fazer mais alguma coisa para encontrar a solução?"
Se possível, então solucionamos. Se não houver solução, desistimos.
As preocupações nunca conseguiram nada que valha a pena.
Uma vez disseram-me e nunca mais esqueci; só existem 2 problemas:
Os que se resolvem e os que não se resolvem, e para ambos não nos precisamos de preocupar:
Os que se resolvem, resolvem-se, não precisamos de nos preocupar.
Os que não se resolvem, para quem se preocuparmos porque não se resolvem, não valha a pena nos preocuparmos, não há solução.
E que tal pensarmos assim (de vez em quando), para aliviar a nossa carga???